A Matemática do Poker

Poker Online

Poker é um dos poucos jogos de sorte que também é um jogo de perícia. Ganhar o jogo não depende apenas das cartas com que você começa a jogar ou da forma como as joga, é importante também saber ler as outras pessoas na mesa e perceber se você pode facilmente ser lido. É ainda fundamental que você entenda o jogo e compreenda as probabilidades envolvidas em qualquer jogada que você possa fazer. A um nível elevado, o poker pode ser muito complicado, mas é possível chegar a um nível de especialista sem partir muito a cabeça.

Um monte de estudos têm sido feitos sobre as várias componentes matemáticas do poker. O que estamos realmente falando aqui é das chances. Mas ao que nos estamos a referir não são simplesmente as chances de qualquer carta que você tem na mão para jogar. Também nos estamos a referir à aplicação de princípios matemáticos ao comportamento dos seus oponentes, ou os possíveis resultados que você pode esperar dos cálculos.

Vamos dar-lhe um exemplo que explica a idéia acima. Imagine que você está jogando um jogo e você percebe que o seu adversário está blefando 1 em cada 4 vezes. Agora imagine que este jogador faz uma aposta de $4 em cima do prémio de $10 em apostas, e você não tem certeza se deve de ir a jogo ou não.

Este é o momento perfeito para olhar para o lado matemático da questão.

Você já sabe que o seu adversário está blefando 1 em cada 4 vezes. Isso significa que você sabe que você só tem 1 em 4 chances de realmente estar segurando uma mão melhor. No entanto, se você for a jogo e você ganhar, você vai ganhar $14. Por outro lado, se você for a jogo e você perder, você poderá perder $4 três vezes (com base no número de vezes em que seu adversário blefa). Assim, nos 4 jogos, mesmo se ele está apenas blefando uma vez e você perder os outros três jogos, você ainda terá um lucro de $2. Por isso, definitivamente deverá ir a jogo.

Você consegue ver que a matemática só fazem sentido no longo prazo? Você pode não ganhar na primeira mão mas isso, definitivamente, não significa que você fez a escolha errada. Significa apenas que, a longo prazo, o seu tempo ainda está por vir. Pode demorar um pouco até que tudo isso faça sentido para você, mas vale bem a pena. Se você quiser saber mais, pode ler “The Mathematics of Poker” por Bill Chen, por que este é o livro favorito de todos os jogadores que levam o poker a sério.

 

← O nome é Blonde, Jane Blonde Um olhar mais atento ao Mermaids Millions →