11 truques psicológicos para agradar as outras pessoas

 Truques para fazer amigosFonte: Unsplash

Enquanto na infância as amizades costumam surgir de forma fácil e natural, na vida adulta muitas pessoas apresentam dificuldades em criar novos amigos. Às vezes basta compartilhar interesses em comum, como a paixão pelo futebol ou o interesse por cassinos online no Brasil, mas em determinados casos, estabelecer novos vínculos de amizade acaba sendo mais difícil do que imaginamos. Nesse aspecto, de acordo com a psicologia social, existem truques comportamentais que comprovadamente ajudam na tentativa de agradar as outras pessoas e formar novos amigos. Conheça a seguir os exemplos mais importantes.

1. Copie maneirismos

Também chamada de “espelhamento”, essa técnica comportamental consiste em aderir a alguns dos gestos e expressões corporais das pessoas que estamos tentando agradar e nos aproximar. Psicólogos da Universidade de Nova York identificaram a eficácia desse truque em 1999, durante uma pesquisa com 78 voluntários na qual ficou claro que as pessoas tendem a gostar mais daquelas que se comportam de forma semelhante ou até mesmo igual.

2. Passe mais tempo ao redor dessas pessoas

Segundo o princípio da familiaridade, as pessoas demonstram a tendência de gostar mais do que é familiar a elas. O conhecimento sobre esse fenômeno surgiu nos anos 50, quando pesquisadores do MIT descobriram que os estudantes universitárias que viviam perto um dos outros tinham mais chances de se tornarem amigos do que com aqueles que moravam mais distante. Esses dados sugerem que o simples ato de passar mais tempo com alguém já aumenta as chances dessa pessoa gostar de você.

3. Faça elogios de vez em quando

Muitos sequer imaginam, mas de acordo com a psicologia, os elogios que fazemos a alguém fazem com que essa pessoa relacione essas características conosco. Quando descrevemos um colega de trabalho como competente e bondoso, por exemplo, é provável que essa pessoa crie a associação mental de que essas qualidades também estão presentes naquele quem as citou.

4. Mantenha o bom-humor

Há alguns anos, um estudo desenvolvido pela Universidade de Ohio chegou a conclusão de que as pessoas conseguem sentir de forma inconsciente as emoções daqueles que as cercam. Portanto, alguém que deseja ser agradar e ser popular no trabalho, por exemplo, deve estar sempre transmitindo bom-humor e emoções positivas para aqueles que estão a sua volta.

5. Seja agradável e competente

Uma teoria proposta pela psicóloga social Susan Fiske defende que as pessoas julgam e analisam umas as outras com base em sua competência e graciosidade. Essa teoria garante que aqueles que demonstram serem amigáveis e graciosos em um primeiro momento, e depois passam a imagem de competência e seriedade, têm chances maiores de conseguir a confiança e o respeito de quem os cerca.

Divertir-se constrói amizadesFonte: Unsplash

6. Mostre seus defeitos quando necessário

A psicologia moderna também já realizou estudos que indicaram que as pessoas tendem a gostar mais de alguém ao perceber que esse indivíduo também comete erros, desde que isso aconteça após já ter sido estabelecido que, apesar dos defeitos e dos erros cometidos, o indivíduo é competente e esforçado em seu dia a dia.

7. Enfatize os valores em comum

Uma pesquisa de grande notoriedade liderada por Theodore Newcomb indicou que as pessoas se interessam mais por aquelas que compartilham suas ideias e valores. Portanto, ao tentar estabelecer um vínculo de amizade com alguém, uma boa sugestão é encontrar um ideal em comum e demonstrar um interesse constante por esse tema.

8. Procure tocar nos outros casualmente

A técnica do “toque subliminar” sugere que ao tocar alguém levemente nos ombros ou nas mãos, sem que a pessoa sequer perceba esse gesto, é uma maneira de melhorar a interação e criar uma ligação de afeto entre dois indivíduos. Pesquisadores da Universidade do Mississippi realizaram um experimento para comprovar essa tese utilizando duas garçonetes, no qual uma delas adotou o “toque subliminar”. Como resultado, a garçonete que utilizou essa técnica conseguiu avaliações e gorjetas melhores do que a que não a utilizou.

9. Sorria sempre

Vários estudos já foram realizados com o intuito de comprovar a importância do sorriso para se aproximar de novas pessoas e conseguir a confiança de alguém. O impacto de sorrir com frequência ao conhecer uma pessoa nova é tão significativo que pode fazer a diferença para que essa pessoa se lembre de você meses ou até mesmo anos depois.

10. Compartilhe seus segredos

Compartilhar informações pessoais, inseguranças e questões que possam ser classificadas como “segredos”, é uma das técnicas mais eficazes para criar um vínculo de afeição e confiança, como foi comprovado há alguns anos por um estudo feito na Universidade de Stony Brook.

11. Demonstre que tem um bom senso de humor

Pesquisas desenvolvidas em várias universidades norte-americanas, como a Universidade do Estado da Califórnia, descobriram que seja ao descrever o amigo perfeito ou um parceiro ideal, as pessoas frequentemente citavam o senso de humor como uma característica indispensável. Sendo assim, aqueles que conseguem ser engraçados e divertidos possuem ótimas chances de fazer novos amigos e serem queridos em qualquer lugar.

← Sherlock vai arrasar no Mummys Gold Um jogo nos embalos da Disco Music →