Redes sociais: quando dar um tempo?

FOMO - pelko katoamisesta - voi johtaa katastrofiinFonte: Flickr

Você já se perguntou se em algum momento não deixou de aproveitar uma situação pois estava mais preocupado com o que se passava em suas redes sociais? Ou presenciou um acontecimento incrível, mas pouco absorveu pois estava tentando tirar aquela foto perfeita para postar? Bem, saiba que você não é o único, e hoje a sociedade enfrenta um contexto no qual talvez esteja na hora de dar uma pausa nas redes sociais.

Isso não significa deixar de usar a internet, afinal de contas há muita coisa interessante para se fazer, como curtir a roleta online da Mummys Gold, mas sem deixar que isso interfira nos momentos que realmente importam em sua vida!

Voltando à questão das redes sociais, pesquisas apontam que uma pessoa média gasta pelo menos 1 hora e 40 minutos por dia olhando para seus sites e aplicativos de mídia social favoritos. É uma quantidade impressionante de tempo, que poderia ser gasto de outras maneiras, mas também é indicativa da atual cultura social e empresarial que vivemos na atualidade.

No entanto, gastar tanto tempo nas mídias sociais não é necessariamente bom para você. Embora, muitas vezes, o trabalho exija que você permaneça online e conectado durante longos períodos, principalmente para aqueles que trabalham com a gestão de marcas, um. “detox” das mídias sociais pode trazer diversas vantagens.

E quais as vantagens de parar?

 Além do mais óbvio, como ter mais tempo para apreciar outras coisas, há diversas outras vantagens provenientes de um afastamento das redes sociais. Apenas citando algumas, essa distância pode te propiciar:

Tornar-se uma pessoa menos competitiva

Não é segredo para ninguém que as redes sociais incitam a competição entre as pessoas. Número de amigos, “gostei” em fotos e publicações, comentários e compartilhamentos. Tudo está lá quantificado para que todos aqueles que participam do jogo possam comparar e, consequentemente, julgar tudo o que é feito nas redes. Com isso, sempre queremos os melhores resultados.

Maior privacidade

Você já parou para se perguntar como as mídias sociais fazem tanto dinheiro? Afinal de contas, o usuário não tem qualquer custo ao fazer uso da plataforma. Obviamente, hoje as redes estão preenchidas com publicidade por todos os lados, mas o que torna essas plataformas tão relevante para os anunciantes?

Grandes nomes do mercado, como Facebook e Instagram, tem a maior parte de seus lucros vinculados à venda de informações de seus usuários. É isso mesmo, quase tudo o que você faz na rede é monitorado por algoritmos que direcionam propaganda para suas páginas, potencializando os resultados de venda para as empresas. Se você se preocupa com sua privacidade, as redes sociais são o pior lugar para estar.

Acabar com a obsessão pelo outro

Vamos ser sinceros, as redes sociais criaram um ambiente no qual há uma obsessão pela atividade alheia. Quem é quem nunca “stalkeou” uma paquera ou, até mesmo, o parceiro atual? Quantas brigas já não foram motivadas por fotos e publicações fora de contexto?

Demos lembrar que esse controle é similar a um vício, e não traz nada de positivo para as relações, não importando suas naturezas.

dando um tempo nas mídias sociaisFonte: LoboStudioHamburg

Sinais de que você deveria dar uma pausa

E você, será que já está afetado pelas redes? Os sinais mais comuns de que o hábito fugiu do seu controle são: uma refeição especial só está completa se antes você postar uma foto nas redes sociais, você frequenta lugares turísticos somente pela foto, você publica coisas rotineiras do seu dia-a-dia que não dizem respeito a ninguém, você já brigou por publicações em alguma plataforma.

Enfim, esses são apenas alguns exemplos, mas, caso você tenha se identificado, talvez esteja na hora de redefinir suas prioridades.

Algumas estratégias

Assim como qualquer vício, diminuir ou eliminar o uso de redes sociais não é tarefa fácil, mas há algumas dicas que você pode seguir para alcançar esse objetivo:

  • Deixe seu telefone em casa para tarefas rotineiras, como ir ao supermercado.
  • Desligue o celular para dormir e mantenha-o assim até que termine seu café.
  • Remova os ícones dos aplicativos da página inicial de seu celular, deixe o acesso mais difícil.
  • Alguns celulares modernos bloqueiam determinados aplicativos após atingir um limite de tempo estipulado pelo usuário. Caso seja seu caso, abuse do recurso.
  • Tenha sempre em mãos outro tipo de entretenimento, como um livro ou música.

Não há resposta mágica, mas com certeza essas dicas podem te ajudar a ganhar mais liberdade. Lembre-se, é você que deve estar no controle das suas redes, e não o contrário.

← Red Hot ganha com caça-níqueis 9 Masks of Fire Crimes sem solução até hoje →