A história do Dia dos Namorados

Fiestas LupercalesFonte: Wikipedia

Antes mesmo de chegar esse dia tão especial, somos bombardeados com campanhas publicitárias e as promoções mais diversas e, claro, é impossível estar em qualquer lugar do mundo sem saber que essa data está chegando. Ironicamente, geralmente os nossos parceiros são sempre os primeiros a nos lembrar dela.

O Dia dos Namorados, também conhecido como Dia de São Valentim em alguns outros países, é comemorado no Brasil no dia 12 de junho. Em Portugal e Angola, assim como em muitos os outros países ao redor do mundo, essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro.

Apesar de muitas versões e histórias controversas, acredita-se que essa data seja devida à um padre romano que morreu no dia 14 de fevereiro do século III. Embora proibido, ele teria celebrado diversos casamentos entre casais durante a guerra. Ele teria sido descoberto e condenado à morte por isso. Apesar dessa história um pouco chocante, como você celebra o Dia dos Namorados? Quais presentes são considerados como especiais para alguns?

Continue lendo este artigo para informações, curiosidades e tudo mais sobre essa data importante. E no final, apresentaremos uma lista dos presentes mais pedidos e comuns no Brasil nos dias de hoje.

Outras curiosidades históricas sobre o Dia dos Namorados

Outras versões também dizem que o dia 14 de fevereiro, na verdade, era o primeiro dia no ritual de acasalamento dos pássaros e, com isso, os namorados da época tinham o costume de deixar cartas nas portas dos amados.

Há também quem diga que ingleses e franceses no século XVII adotaram essa data como a União do Dia dos Namorados e um século depois a data foi também adotada nos Estados Unidos como Saint Valentine’s Day.

Como toda história que envolve romance, sempre haverá um mistério. Porém, pode-se dizer que essa data foi adotada mundialmente e cada lugar possui as suas próprias características de comemoração.

A comemoração no Brasil

Você já deve ter se perguntado a respeito do motivo pelo qual o Dia dos Namorados é comemorado em solo brasileiro em uma data diferente do restante do mundo. Correto? Talvez não seja uma surpresa, mas o motivo é completamente comercial.

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, João Dória (pai do Governador de São Paulo) trouxe essa ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes paulistas em 1949. E a sua comemoração no Brasil é no dia 12 de junho por que é véspera do Dia de Santo Antônio, santo português com tradição casamenteira. Além disso, junho era considerado o mês de desaquecimento das vendas no país, e era por isso que algo deveria ser feito.

O primeiro slogan da data no Brasil dizia “Não é só com beijos que se prova o amor!”. Essa propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda da época, e a comemoração só começou a pegar mesmo no ano seguinte quando várias regiões do país aderiram, depois a comemoração se tornou nacional.

Há diferenças na comemoração deste dia de acordo com os países?

Não é só no Brasil que esse dia é comemorado em uma data diferente. O mundo inteiro adotou a comemoração e a adaptou de acordo com os seus costumes locais. Pense no tamanho do mundo e toda a sua complexidade e culturas locais! Mas não importa o dia e o local, o amor é celebrado de qualquer forma nos jeitos mais curiosos possíveis.

Muitos lugares na América Latina e Ásia também possuem as suas próprias datas, alguns lugares possuem até duas datas no mesmo ano!

Veremos a seguir que, em alguns países, a sua celebração é grande e envolve outros costumes, presentes e até santos. E claro, o amor deve ser comemorado todos os dias, independentemente de um dia designado.

O Dia dos Namorados japonês

No Japão, há duas datas. Na primeira, no dia 14 de fevereiro, as mulheres compram chocolate para os homens de suas vidas. Há dois tipos de chocolates, um para amigos, colegas e família, e outro para alguém especial, como namorado, parceiro, marido ou alguém em quem elas possuem interesse romântico. Muitas delas até mesmo preparam o seu próprio chocolate para demonstrarem o quão interessadas elas estão pela pessoa. As lojas de doces costumam ficar completamente lotadas durante esta época.

No dia 14 de março é a vez dos homens. Esse dia (chamado White Day) é quando os homens presenteiam as mulheres que lhe deram chocolate no di 14 de fevereiro. Se optarem por chocolate, o chocolate será branco (como o nome deste dia). Mas, espera-se que homens ofereçam presentes duas ou três vezes mais caros do que aqueles que receberam das mulheres.

Esta data começou no Japão no fim da década de 1970, e os outros países asiáticos, como o Vietnã e Coreia do Sul também o celebram.

 

Se quiser explorar as tradições do Dia dos Namorados em outros países e ter uma chance de ganhar bastante dinheiro para viajar e comprar presentes para o seu amado, jogue a nossa roleta online no Mummys Gold Casino. Com muitas chances e prêmios incríveis, você com certeza tornará essa data ainda mais especial e emocionante.

O Dia dos Namorados alemão

O “Valentinstag”, ou Dia de São Valentim em alemão, só começou na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, quando soldados americanos o apresentaram ao país. Hoje, menos de 40% dos alemães comemoram a data, mas isso não significa que eles não sejam amáveis, muito pelo contrário: a temporada de carnaval atropela esse momento do ano, por isso ele não é um evento tão grande na Alemanha.

Atualmente, como flores são geralmente dadas como presente nesse dia, alguns alemães culpam essa mesma indústria pela criação da data. Entre as flores, a mais vendida é a rosa. E acredite, 1.000 toneladas são vendidas apenas para o Dia dos Namorados! Entre outros presentes estão roupas íntimas e chocolate junto com um jantar romântico em um restaurante ou em casa.

O feriado é mais maduro na Alemanha, não é celebrado por crianças em escolas como no Canadá.

O Dia dos Namorados canadense

Assim como nos EUA, o Dia dos Namorados se tornou bastante comercializado no Canadá. Já se foi o tempo dos cartões escritos à mão, pois agora muitos cartões comercialmente feitos para a data são usados.

Além de cartões, rosas, chocolates e doces são compartilhados entre cônjuges e amantes, e as pessoas geralmente se reúnem no dia ou próximo dele. Mas não precisa ser amante para dar um presente, pois muitos também são oferecidos para amigos e colegas. A data também pode até ser comemorada em família.

As crianças trocam presentes com seus amigos na escola, criando caixas e cartões personalizados. Atividades para casais incluem jantar em restaurantes caros, visitas a adegas e estadias especiais em hotéis. Como o Canadá é famoso por suas atividades ao ar livre, muito turismo de aventura também é realizado pelos casais!

Outras tradições ao redor do mundo

Apesar da proximidade com a Inglaterra (que comemora de forma parecida com a França), o País de Gales geralmente não celebra o Dia dos Namorados. Em vez disso, os galeses possuem o seu próprio padroeiro dos amantes chamado Saint Dwynwen. Ela é celebrada algumas semanas antes no dia 25 de janeiro.

Nas Filipinas, o Dia dos Namorados tem casamentos em massa, às vezes com centenas de casais dizem o “sim” ao mesmo tempo.

Grande parte dos países latino americanos celebram o amor e amizade no mesmo dia, fazendo coisas juntos em vez de apenas dar presentes. Como mencionado anteriormente, o Brasil nunca celebra o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro, pois a data, às vezes, é antes, durante ou após o Carnaval brasileiro.

A comercialização da data no Brasil

Atualmente, o Dia dos Namorados é o terceiro dia comemorativo mais lucrativo do Brasil, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Apesar da crescente adoção dessa data, o valor médio dos presentes caiu com o tempo. Hoje o valor é de R$ 197, um recuo de 4,4% em relação ao ano anterior. Mas isso não significa que as pessoas estão menos interessadas na data. Muito pelo contrário.

De acordo com uma pesquisa, entre os presentes mais desejados estão:

  • Perfumes
  • Caixinhas de som
  • Jogos para vídeo game
  • Joias
  • Livros
  • Celulares
  • Câmera fotográfica
  • Viagem

Antes da época, as pessoas já começam a pesquisar preços e a comprar produtos. Afinal de contas, quem não gosta de uma barganha?

Fique atento às promoções, demonstre o seu amor da forma que for possível e aproveite o dia com o seu amado!

← Preparados para mais um ano de alta tecnologia? Comidas que devem ficar de fora do menu de casamento →