Curiosidades da Copa de Rugby

O rúgbi, ou rugby, é um esporte jogado entre duas equipes que tentam marcar pontos avançando uma bola além da linha de gol do time adversário ou chutando a bola através de um par de colunas na linha de gol do oponente. Parece complicado, mas é tao simples quanto aprender a jogar jogos do cassino Brasil.

Partidas de Rugby costumam ter bastante contato físico.Fonte: Olga Guryanova / unsplash.com

Os jogadores podem correr com a bola, chutá-la ou passá-la para trás ou para os lados para um companheiro de equipe. Jogadores adversários tentam atacar o jogador que está com a bola ou obter posse da bola.

Principais vertentes

No rugby, há duas versões principais:

  • Rugby Union: com 15 jogadores por vez para cada equipe, é o tipo mais popular, os países que dominam o esporte são Inglaterra, França, Argentina, Irlanda, Nova Zelândia, Escócia, País de Gales e África do Sul. É administrado pelo International Rugby Board, com sede em Dublin, na Irlanda.
  • Rugby League, com 13 joagdores por equipe, é regulado globalmente pela Rugby League International Federation. Além disso, há algumas diferenças nas regras. Por exemplo, os jogadores não podem contestar a posse da bola após o tackle.

Fatos marcantes das copas

Sendo um esporte que ganha cada vez mais público, a Copa Mundial de Rúgbi já soma diversos fatos curiosos que merecem nossa atenção.  

  • A maior margem de vitória foi de 142 pontos, durante o jogo Austrália vs. Namíbia em 2003.
  • O Canadá foi a única equipe a receber dois cartões vermelhos em uma partida em uma derrota por 20-0 para a África do Sul em 1995.
  • Jonah Lomu, da Nova Zelândia (1995), e Bryan Habana, da África do Sul (2007) compartilham o recorde de mais tentativas em uma competição, com oito cada.
  • O técnico da Inglaterra, Jason Leonard, alcançou o recorde de 22 aparições e participou de quatro Copas do Mundo entre 1991 a 2003.
  • Em 2007, ocorreu a única Copa na qual a seleção da Nova Zelândia, os All Blacks, não conseguiu chegar, ao menos, à semifinal.

All Blacks é uma das seleções mais respeitadas.Fonte: James Coleman / unsplash.com

  • A Nova Zelândia venceu a Copa do Mundo três vezes (1987, 2011, 2015). Austrália e África do Sul e venceram duas vezes (1991, 1999 e 1995, 2007 respectivamente).
  • A Inglaterra é o único país anfitrião que não conseguiu sair da fase de grupo durante a Copa do Mundo de Rugby de 2015.
  • Apenas três jogadores venceram o Rugby World duas vezes em suas carreiras, Eales e Horan da Austrália, e Os du Randt da África do Sul.

Copa do Mundo 2019

A Copa do Mundo de Rugby de 2019 é a nona Copa do Mundo de Rugby em andamento, sendo realizada no Japão de 20 de setembro a 2 de novembro. É a primeira vez que o torneio acontece na Ásia.

A partida de abertura ocorreu no Estádio de Tóquio, e a final será realizada no Estádio Internacional Yokohama. Os times favoritos são Irlanda, Nova Zelândia, Inglaterra e África do Sul. A última copa, em 2015 (assim como no futebol, acontece de 4 em 4 anos), foi vencida pela Nova Zelândia, na Inglaterra.

O vencedor do torneio leva o troféu Webb Ellis, nomeado em homenagem ao reverendo inglês que, de acordo com a lenda, pegou a bola e correu com ela durante uma partida de futebol da escola em 1823, criando assim o estilo de jogo rugby.

← Novo slot Rising Royals está chegando Trave sua sorte na Mummys Gold →