Comidas que devem ficar de fora do menu de casamento

Food inspirationFonte: Pixabay

Chegar a uma definição sobre o menu de casamento é uma das decisões mais difíceis dos noivos, pois a lista de convidados costuma ser grande, tornando complicado definir quais pratos devem ou não ser incluídos para agradar a maioria. Tendo isso em mente, a Business Insider questionou profissionais em organização de eventos sobre quais pratos e alimentos precisam ficar de fora das festas de casamento. Confira a seguir quais foram as respostas.

1. Saladas com vegetais “delicados”

As saladas são uma escolha muito comum para casamentos, porém, nem sempre existe o cuidado de escolher vegetais mais resistentes, que não irão ficar com a aparência murcha ao longo da festa. Nesse caso, é importante evitar especialmente alguns tipos mais delicados de alface e folhas no geral, pois esses são alimentos tão sensíveis que perdem o frescor em poucas horas, prejudicando a estética dos pratos servidos.

2. Alho

Apesar de dar um toque especial no tempero de diversos pratos, o alho é uma opção arriscada em casamentos, pois, como é de conhecimento geral, esse alimento costuma causar mau hálito. Como os noivos precisam cumprimentar os convidados, isso pode acabar gerando um certo incômodo entre os presentes, especialmente pelo fato de muitas pessoas também consumirem bebidas alcóolicas em festas de casamento. Portanto, de acordo com o chef Ed Brick, o ideal é escolher por temperos que não tenham alho.

3. Frutos do mar

Além de serem alimentos caros para um buffet que deverá servir centenas de pessoas, os frutos do mar são itens com grande potencial alérgico, o que significa que nem todos os convidados terão a chance se prová-los. Camarão, lula e polvo são alguns dos exemplos de comidas que, mesmo agradando ao paladar da maioria, podem causar um grande estrago caso sejam ingeridas por engano por alguém que tenha alergia. Sendo assim, para evitar problemas, é importante que todos os pratos servidos tenham uma descrição explicando todos os ingredientes utilizados.

4. Feijoada

Cada festa de casamento possui um estilo próprio mas, no geral, é comum haver uma pista de dança no local da recepção. Por isso, para que todos possam curtir e dançar à vontade, pratos pesados como a feijoada não são indicados. Alguns noivos insistem no prato, especialmente quando a intenção é criar um menu baseado em “comida de boteco”, porém, existem outras opções mais leves que podem ser usadas para substituir a feijoada, como é o caso dos “finger foods”, petiscos que podem ser consumidos com as mãos, e uma tendência que se tornado bastante popular em casamentos.

5. Pizza

Considerada uma alternativa capaz de agradar a praticamente todos os gostos, a pizza se tornou uma opção comum em casamentos. Entretanto, de acordo com os profissionais da área, a aparente praticidade da pizza acaba sendo um transtorno em muitos casos. Quando o número de convidados é muito grande, por exemplo, é difícil manter as pizzas em uma temperatura agradável, além de ser complicado definir quais sabores serão servidos e em qual quantidade, levando em consideração as restrições alimentares dos convidados.

6. Churrasco

Além de ser um tipo de prato restritivo, que não engloba vegetarianos e veganos, o churrasco tem o problema de ser uma comida gordurosa e geralmente consumido com as mãos, uma mistura não muito indicada para casamentos. É importante lembrar que os convidados estão vestindo roupas formais, e que a gordura da comida pode gerar manchas acidentais, inclusive na roupa dos noivos e dos padrinhos, causando problemas na hora de tirar as fotos.

7. Pratos temáticos

Alguns casais decidem basear o seu menu de casamento em alguma culinária estrangeira, como japonesa, peruana e mexicana, por exemplo. Porém, esse tipo de comida, apesar de bastante popular, não é consenso entre os convidados. No caso das culinárias mexicana e peruana ainda existe o agravante de serem pratos fortes e muito picantes, algo que muitas pessoas não estão acostumadas a consumir.

8. Bolo e sobremesas com amendoim ou nozes

Assim como os frutos do mar, amendoim e nozes são itens com alto potencial alérgico,  e quando o bolo ou as demais sobremesas de uma festa de casamento são preparadas esses ingredientes, é praticamente certo que parte dos convidados não terão a chance de prová-los. Felizmente, existem vários outros recheios mais seguros para o bolos e as sobremesas, como chocolate, limão e morango, por exemplo.

Enquanto aguardam o convite para o próximo casamento, os apostadores que gostam de jogar em Mummys Gold cassinos online podem se divertir nas máquinas caça-níqueis com temática gastronômica, por exemplo.

← A história do Dia dos Namorados Manteiga: De Volta à Ativa →