Chumbo em cosméticos

Desde a década de 1990, o público tem estado preocupado com o chumbo presente nos cosméticos mais populares, e isso é noticiado através de várias publicações em notícias e postagens em redes sociais.

Continue lendo este artigo para aprender mais sobre os riscos e marcas associadas ao uso de chumbo em seus produtos.

1.  Efeitos do chumbo no organismo

Há muito tempo já deixou de ser segredo que grandes marcas mundiais de cosméticos usam chumbo em suas fórmulas, mas quais são os seus efeitos em nosso corpo?

Bom, de acordo com a IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer), os compostos de chumbo inorgânicos podem ser provavelmente cancerígenos para os seres humanos. Os estudos indicam que em longo prazo, os efeitos mais comuns são distúrbios neurológicos, anemia, dor de cabeça, letargia, convulsões, fraqueza muscular, ataxia, tremores, paralisia, entre outros. Outros estudos também indicam que o chumbo pode causar má formação do feto em grávidas.

O chumbo é distribuído para o fígado, rim, ossos e cérebro e é acumulado ao longo do tempo, e entre os problemas mais agudos causados pela sua utilização estão perturbações gastrointestinais, danos hepáticos e renais, hipertensão e alguns efeitos neurológicos.

2. Chumbo nos produtos de beleza

Apesar de já ter sido provado que alguns cosméticos podem conter metais pesados (chumbo), tais informações não são tão difundidas e são subestimadas pelos usuários porque esses produtos são aplicados sobre a pele ou cabelo. Mas no caso dos batons, a história é diferente: quem usa batom regularmente pode chegar a comer até dois batons inteiros ao ano.

O órgão americano regulador de alimentos e medicamentos nos EUA, a Food and Drug Administration (FDA), encontrou chumbo em 400 amostras de batons de marcas muito famosas e disponíveis no mercado. Porém, a FDA regula apenas as concentrações de chumbo nos corantes de batons, estabelecendo um limite de 20 ppm de chumbo.

De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no Brasil, o acetato de chumbo só pode estar presente em tintura capilar com limite de 0,6%, possuindo menos que três ppm de arsênio e um ppm de mercúrio. No Canadá e Europa, o chumbo foi completamente banido.

 

Agora que você já sabe como estar atento aos perigos do chumbo e outros metais em seus cosméticos, que tal experimentar os nossos jogos de roleta, pôquer e outros inúmeros jogos na Mummys Gold Casino? Aproveite um montão de bônus.

 

3. Resultados de testes

Apesar de um estudo realizado pela Vigilância Sanitária dos EUA em que chumbo foi encontrado em 400 batons, a mesma organização diz que não há riscos para as consumidoras desses produtos. Cinco batons da L’Oréal e da Maybelline (subsidiárias da L’Oréal americana) estão entre as dez marcas mais contaminadas, e dois batons da Cover Girl, dois da Nars e um da Stargazer também se encontram nessa lista dos piores.

Porém, os resultados são contestados por um grupo de consumidoras intitulado Campanha por Cosméticos Seguros, que diz que a FDA não tem base científica para os seus estudos. Este grupo está há anos pressionando o governo a limitar o nível de chumbo nos batons. Mas a FDA insiste que os níveis detectados nos testes não representam riscos à saúde.

Durante os estudos de 2007, o grupo testou 33 batons vermelhos e foi revelado de 2/3 deles continham chumbo e 1/3 excedia o limita da FDA em doces. Contrariada, a FDA encomendou os seus próprios testes com 20 batons em 2008 e 400 batons na análise mais recente, achando chumbo em todos eles. A FDA diz que não é válido comparar nível de chumbo em doces, pois eles são ingeridos, e que batons são eventualmente ingeridos em quantidades muito inferiores.

4. Como evitar o chumbo

Em blushs, sombras e batons, o chumbo tem a função de atuar como um pigmento, e com a mistura de outros metais presentes na fórmula, ele tem a função de dar cor ou tonalidades diferentes a tais produtos.

Uma forma de evitar marcas de cosméticos com chumbo é se informar sobre essas marcas antes de realizar uma compra. Há muitas marcas que de fato estão preocupadas com a saúde dos seus clientes.

Para que você não tenha mais que se preocupar com a fórmula e composição dos produtos, há diversas alternativas naturais disponíveis que substituem o seu batom convencional. Muitas pessoas passaram a comprar cosméticos de marcas artesanais, feitas com ingredientes mais naturais.

← Dicas infalíveis para o pôquer Dicas importantes antes de começar a jogar pôquer →