Características para o amor

Atributos atrativos em um companheiroFonte: Pixabay

Não tem jeito. Por mais que as pessoas estejam, cada vez mais, ficando independentes e traçando seus próprios caminhos, não podemos negar que encontrar aquele alguém especial continua sendo um objetivo importante para a maioria. Mais do que isso, encontrar alguém que compartilhe os hobbies, como o gosto pela emoção do cassino online. Essa busca, no entanto, costuma ser bastante frustrante, repleta de desilusões e, talvez ainda pior, rejeição. Afinal, é difícil saber o que o outro está buscando, mas agora é possível adivinhar com mais segurança!

A pesquisa

Pesquisadores da universidade de Swansea, no Reino Unido, reuniram 2.700 estudantes universitários de cinco países e pediram para que, progressivamente, afunilassem quais características eram mais importantes em um companheiro vitalício. O resultado é um tanto quanto surpreendente: “bondade” foi a característica mais mencionada ao fim da pesquisa. No geral, 88,9% das mulheres consideraram a “bondade” uma característica muito importante em um parceiro.

Em seguida, as características mais citadas foram “apoio” e “inteligência”, escolhidas por 86,5% e 72,3% das mulheres, respectivamente. Um rosto atraente, ambição, assertividade e segurança financeira ficaram em segundo plano, não alcançando grandes posições (pelo menos entre as mulheres).

Encontrar a combinação perfeitaFonte: Pixabay

Como foi feito o estudo?

O estudo, publicado no Journal of Personality em 8 de setembro, comparou as preferências de relacionamento de estudantes dos países Cingapura, Malásia, Austrália, Noruega e Reino Unido. Foram disponibilizados atributos sobre os quais os participantes poderiam gastar “dinheiro para construção do parceiro”, como por exemplo atratividade física, boas perspectivas financeiras, bondade, humor, castidade, religiosidade, desejo de filhos e criatividade.

No início, havia maior disponibilidade de “dinheiro” e os participantes gastavam em tudo. Porém, à medida que o orçamento diminuía com cada rodada do estudo, foi necessário que os participantes escolhessem o que realmente buscavam em um parceiro. Após a bondade, os homens quase universalmente favoreceram a atratividade física, e as mulheres escolheram boas perspectivas financeiras. Esses, talvez, já não sejam resultados tão surpreendentes, mas é interessante notas que não apareceram nas primeiras posições. Você acha que, de fato, o interior é mais importante ou as pessoas mentem quando sabem que estão sendo avaliadas?

Mas afinal, o que é bondade?

Obviamente, a pesquisa foi feita em inglês, e o atributo “vencedor” foi kindness, que pode ser traduzido como bondade, amabilidade, gentileza e outros sinônimos em português. Porém, independentemente da tradução escolhida, trata-se de uma característica subjetiva, que será interpretada de maneira diferente por cada pessoa. Mas então, como praticar essa bondade e estar mais apto a se relacionar, seja amorosamente ou apenas para alcançar um bom convívio social? Infelizmente, não há escapatória para esse impasse, e a melhor forma é buscar praticar a bondade em seu sentido mais amplo, respeitando a ética estabelecida pela cultura local e não ignorar o sofrimento ao redor. O que é agir com bondade para você? E se você não ficou convencido com o resultado, temos uma boa notícia! Há diversas outras pesquisas com a mesma temática desenvolvidas em outros países pelo mundo. Talvez a melhor estratégia seja busca um equilíbrio entre os resultados e tentar aprimorar sua personalidade. Você topa o desafio?

← Você gosta de dragões? O Duty Free vale a pena? →